As delícias gastronômicas da Colônia Witmarsum

Cultura alemã vivenciada em todos os aspectos: na arquitetura, decoração, culinária, idioma… Ahhh!!! As cervejarias que têm no local são muitas. E os queijos, geleias e tortas? Conseguiram entender que o lugar é uma tentação e um verdadeiro convite à gastronomia. É um excelente lugar para lazer. Carrego sempre no carro uma toalha, porque sou dessas, de ter segundas intenções.  Não posso ver uma árvore que já quero fazer um piquenique. E, lá no no Lavandário Vale dos Sonhos não resisti. Esse é um lugar que você deve conhecer. Espia nas fotos para entender porque estou reforçando!

Um piquenique em um Lavandário. Experiência maravilhosa. @lavandariovaledossonhos

Situada no município de Palmeira, no Paraná, a Colônia Witmarsum foi formada em julho de 1951 por alemães menonitas, que em 1930 chegaram ao Brasil e se instalaram primeiro na cidade de Witmarsum, no Estado de Santa Catarina.  

Nos últimos anos, os moradores fortaleceram muito o turismo na Colônia, surgindo então diversos empreendimentos nos mais diversos setores. Vale lembrar que nem todas as propriedades prestam serviços turísticos, por isso, o ideal é não acessar essas propriedades. A dica valiosa que eu dou é: ao chegar procure o centro de informações. Você vai receber um mapa com todas as atrações da Witmarsum. São muitos os locais. Amei o lugar e pretendo retornar. Pegue o mapa e você irá entender.  É preciso muitos retornos, porque têm atrações. Apaixonada pela Witmarsum. Não deixe de levar pra casa as geleias, os queijos, cervejas, essência de lavanda e tudo o que você conseguir carregar.

A geada danificou as lavandas. Mas aconselho a visita. Quero retornar na época certa.

É como uma pequena cidade. É aberta ao público, você não paga para entrar. Você escolhe o lugar que deseja ir, seja ele restaurante, cervejaria, mini fazenda de animais, pousada, piquenique e artesanatos. Enfim, tem muito que fazer lá.

Para quem gosta de beber cervejas artesanais, têm fábricas no local. Ponto de encontro de muitos motociclistas. Diversos restaurantes, que atendem desde comidas típicas, lanches e café colonial. Se você têm filhos, há muitas atrações destinadas às crianças. Fazendas com animais de pequeno porte, onde o contato com os bichos é feito de maneira guiada e muito divertida.

PALMEIRA SE TORNA A PRIMEIRA CIDADE NO PARANÁ A COOFICIALIZAR O SEGUNDO IDIOMA NO MUNICÍPIO.

Não é incrível? Sim, o plautdietsch, idioma falado na Colônia Witmarsum é agora o idioma cooficial de Palmeira.

A iniciativa inédita no Paraná faz parte das comemorações de 70 anos de Witmarsum e evidencia as características culturais únicas da colônia. Cooficialização é uma lei que valoriza os idiomas locais.

Sabia que Witmarsum tem uma loja que vende produtos importados da Alemanhã? Alimentos, decoração, brinquedos e souvenirs. As peças são de uma beleza indiscutível. Ricas em detalhes. A loja Toll – @tollbrasil. Não deixe de visitar o Heimat Museum – o museu que conta a história dos imigrantes e preserva a história da colônia.

Ahh, o culto na Colônia Witmarsum é feito em alemão. Sim, eles preservam essa tradição. Assim como em Prudentópolis (outra matéria que vou escrever) tem missa realizada em ucraniano.

Witmarsum fica a 60Km de Curitiba. Eu me hospedei em Palmeira, pois fiz o seguinte roteiro: Carambeí, Castro, Ponta Grossa (Vilha Velha), Palmeira (Witmarsum e Recanto dos Papagaios).

Centro de informações turísticas:
(42) 3254-4020 –
alguns IG que valem a pena dar uma espiadinha
@turismonacoloniawitmarsum
@lavandariovaledossonhos
@witmarsumcoop
@kunstbrauereicervejaria
@editskaffeehot
@biergarten_usinamalte
@witmarzoo
@tollbrasil
@heimatmuseumwit